Para atuar no varejo com eficiência e de forma proativa é preciso estar um passo a frente das necessidades de seu consumidor, e por conta disto acompanhar as tendências de consumo para entender as demandas atualizadas do mercado. Estar por dentro do que está acontecendo – muitas vezes utilizando ferramentas de inteligência de varejo – é uma forma estratégica para ganhar competitividade e se manter à frente dos concorrentes.
O comportamento de consumo interfere diretamente na gestão de compras, já que é preciso entender o que seu público procura para então buscar os recursos necessários para entregar contra esta demanda. Mas como trabalhar isto considerando as tendências de consumo que estão acontecendo no seu mercado?
As bases da inteligência competitiva e da inteligência de mercado estão nos dados de consumo de seu publico e nas disponibilidades de ofertas às quais eles têm acesso. As mudanças nestes aspectos é que definem tendências que vão servir de entrada para modelar as estratégias e operações das empresas.
Atualmente existem algumas grandes tendências de consumo que transformaram – e continuam transformando – o mercado. Alguns exemplos são o consumo digital, a percepção do varejo como omnichannel, o consumo sustentável e consciente, etc.
Em geral as tendências já estavam presentes na realidade das pessoas, porém, após a pandemia de Covid-19 algumas ganharam força e se modificaram de vez as principais formas de consumo na atualidade.
Essa realidade transformada digitalmente, ao mesmo tempo que entregou às pessoas o acesso quase ilimitado à informação, também permitiu o desenvolvimento de necessidades novas, além de mudar a prioridade de necessidades antigas.
Por isso existem pontos que se tornaram muito relevantes na gestão de compras, tendo que ser considerados quando se buscam fornecedores e produtos, como a onda para se adotar tecnologias, modelos de decisão com base nos dados, estratégias para se obter uma postura colaborativa entre empresas, considerar quem opera de maneira consciente em relação ao desperdício, implementar a economia circular, etc.
É fato que as tendências têm um poder enorme nas decisões, elas são capazes de persuadir a escolha no ciclo de aquisição. Anteriormente, quando a internet não tinha uma relevância tão grande no comportamento de consumo, era possível seguir estratégias durante longos períodos.
Em meio a este cenário altamente mutável, é fundamental se manter informado para se adequar a essas mudanças constantes nas tendências de consumo. Assim, é possível se preparar de acordo com cada cenário e programar com maior exatidão a gestão de compras. Daí a importância de se manter práticas de inteligência de mercado em sua organização.
Acompanhando as tendências de consumo e utilizando isto para otimizar sua gestão de compras, os processos se aprimoram e o desenvolvimento de estratégias que atendam as necessidades de seu público alvo fica mais simples e eficaz.
Entendendo melhor como caminham as expectativas/necessidades de seus clientes faz com que a empresa consiga atender melhor suas demandas, programar as compras de forma assertiva e adequar seus produtos/serviços para entregar o que os consumidores procuram no momento.
Atualmente os clientes procuram experiências únicas e marcas que agregam valor em suas vidas, nas rotinas sociais e profissionais. Monitorando tendências e fazendo ajustes em sua organização de acordo com elas vai facilitar a construção de um relacionamento mais próximo entre a empresa e seus os consumidores.
Com todas as ferramentas de tecnologia que o varejo tem à disposição é possível se conectar mais amplamente com seu público, colocando seu consumidor/shopper em uma posição central na sua estratégia e em na sua execução.
E então, gostou de saber mais sobre a relação entre as principais tendências de consumo e a gestão de compras com a inteligência de varejo? Participe com comentários abaixo!
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