O TikTok é uma rede de vídeos curtos, apelidada por alguns de ‘aplicativo da dancinha’ pela frequência de vídeos deste tipo, mas que cresce cada dia mais em nosso país. Será que os negócios de varejo também devem considera-la em sua estratégia de comunicação? É exatamente sobre isso que iremos falar neste artigo.
Leia até o final e descubra o quanto vale a pena apostar nesta rede social para vender mais na sua loja.
Trata-se de uma rede social chinesa, criada em 2016 com o nome de Douyin. No ano seguinte, os recursos da plataforma americana Musical.ly foram incorporados à rede social, que passou a se chamar TikTok fora da China, expandindo seus usuários pelo mundo e chegando a 150 países e 75 idiomas.
Inicialmente o aplicativo fazia sucesso com vídeos de até 15 segundos com usuários dublando músicas famosas. Com a implementação de novas funcionalidades, a rede social se tornou um terreno fértil, viralizando inúmeros desafios, lugares, e até memes.
Atualmente os usuários podem postar vídeos de até 60 segundos e adicionar diversos efeitos e trilhas sonoras antes de publicá-los na rede.
Durante a pandemia, a rede social chinesa, de vídeos curtos, se tornou um dos maiores fenômenos da internet. Em 2020, o TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo todo, ultrapassando o Facebook, que contava com mais de 1,9 bilhão de usuários ativos diários.
Em setembro, a plataforma informou que tem 1 bilhão de usuários ativos por mês. O que corresponde a um aumento de 45{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} desde julho de 2020. O relatório de evolução de aplicativos de mídia social da App Annie, mostrou a trajetória sobre as horas que o usuário passa no TikTok. Durante a pandemia as pessoas aumentaram drasticamente seu tempo na rede social das dancinhas.
Só esses números já mostram que o aplicativo é uma forte tendência e veio para ficar. Apostar no TikTok como uma ferramenta para estratégias de Marketing, certamente trará bons resultados.
Inclusive, de acordo com o site Tribe Dynamics, 35{b97535956982347505e90841a941152adc3238ce8637e8f0e15be94c4be72a7d} das marcas com times voltados ao marketing de influenciadores para plataformas possuem equipes dedicadas somente a produzir vídeos curtos para o app.
Com tanto crescimento, o TikTok não pode passar despercebido por quem deseja crescer no mercado e melhorar os resultados das vendas. Grandes marcas já utilizam a rede social para divulgar seus produtos e gerar mais engajamento.
Exemplo disso, é o restaurante de comida mexicana Chipotle, que lançou o desafio #GuacDance para celebrar o Dia Nacional do Abacate nos EUA. Já o Guaraná Antártica lançou no Brasil a campanha chamada #CoisaNossa, que envolve desafios e apoio de 50 creators do TikTok para mostrar coisas que só os brasileiros sabem fazer.
Pensando no varejo, separamos algumas dicas para você utilizar no seu negócio e aproveitar a rede social para impulsionar as vendas. Confira a seguir.
Anúncios pagos são estratégias eficazes para serem aplicadas no varejo, principalmente no TikTok que tem feito o maior sucesso entre as redes sociais. O aplicativo lançou a opção de mídia para quem quer investir dinheiro e explorar vários formatos de anúncios, segmentando por idade, interesses, etc. Ou seja, como já funciona nas outras plataformas.
Os conteúdos orgânicos também bombam. Por isso, você deve explorar esse tipo de material no varejo. Aproveite o espaço no canal e produza vídeo explorando seus produtos. Criar tutoriais sobre como utilizá-los, ou até mesmo criar receitas indicando os ingredientes, é uma ótima forma de ajudar a impulsionar as vendas na sua empresa.
Uma dica que dá muito certo em qualquer rede social é mostrar os bastidores do seu negócio. No varejo, a estratégia também pode ser utilizada para mostrar as novidades que chegam, as novas contratações que são feitas, os treinamentos que são realizados, entre muitos outros.
Os influencers digitais do TikTok são uma das ferramentas mais usadas pelas empresas e são uma boa aposta para o varejo. Os conteúdos são personalizados e entregues por vídeos feitos pelos próprios usuários. Assim fica muito mais fácil chegar a informação a quem passa mais tempo na plataforma.
Como pode perceber, considerando a efetividade do TikTok como rede social e plataforma de comunicação, a forma de lidar com ela é muito similar às outras redes sociais – porém com um tratamento de forma de conteúdo diferente. Pensando em como as outras redes sociais se tornaram importantes para os negócios B2C, esta é uma tendência que não pode ficar de fora de sua estratégia.
A In360 é uma agência de inteligência de varejo que prioriza o uso da informação na promoção de resultados efetivos. Nosso experiente time tem profundo conhecimento no uso de dados estruturados na gestão, de forma a apoiar sua equipe na geração de valor para o seu negócio. Entre em contato e descubra mais!