A Transformação Digital é o contínuo processo de desenvolvimento e aplicação de tecnologias disruptivas nos mais variados objetivos. Ela está alicerçada em fenômenos tecnológicos como computação em nuvem, big data, internet das coisas, mobilidade, inteligência artificial, entre outros.
O varejo é um dos segmentos em processo de transformação digital mais evidentes. E isso não é por acaso. A concorrência acirrada e os consumidores cada vez mais exigentes fazem deste mercado um dos que mais precisam inovar na atualidade.
Neste artigo, você vai entender o que é Transformação Digital e por que é tão importante para os empreendimentos varejistas investirem nela.
Confira!
A Transformação Digital é um conceito complexo. Ela envolve a inovação tecnológica mas, principalmente, modificações na forma como as empresas lidam com ferramentas e serviços cada vez mais sofisticados. Ou seja, como fazem aplicação dos recursos digitais em seus negócios.
De acordo com a Gartner, uma das mais importantes empresas de pesquisa em TI do mundo, uma empresa em transformação digital é aquela cujos esforços de implementação de tecnologias digitais são conscientes e estratégicos. Em outras palavras: é aquela que investe em digitais e têm propósitos bem definidos; sempre com um olho na inovação.
Ao assumir o controle da sua Transformação Digital, as organizações conseguem inovar em seus modelos de negócios, processos, relacionamentos com o mercado e muito mais!
Também é correto afirmar que a Transformação Digital é uma nova cultura de gestão, que, em última instância, modifica constantemente o posicionamento mercadológico dos empreendimentos. A Transformação Digital não acaba nunca. Ela só se intensifica.
Ao implementar ferramentas e serviços tecnológicos dentro do campo digital, os varejistas de todos os portes ganham em competitividade, eficiência e inteligência de negócios.
Por exemplo, ao inserir coletores de dados nos PDVs, os lojistas conseguem entregar ao consumidor mais conveniência na hora de consultar valores ou detalhes sobre um produto. Isso parece pouco, mas a tecnologia embutida neste equipamento é bem mais complexa do que se pode ver. E a satisfação do cliente, que ganha comodidade, tempo e mais poder de decisão na compra, é um resultado imediato.
Obviamente, quanto mais consciente for a estratégia de Transformação Digital, melhores serão os resultados obtidos no varejo.
Para entender ainda melhor a importância de assumir a Transformação Digital nos empreendimentos varejistas, confira a seguir quais são as principais vantagens dessa estratégia.
As organizações que se transformam digitalmente de maneira estratégica adota sistemas e equipamentos integrados — especialmente aqueles armazenados na nuvem —, conseguem automatizar e tornar mais ágeis os seus processos operacionais.
Ao adotar aplicativos móveis e soluções de Inteligência Artificial, seja na loja ou no armazém, um comerciante pode acelerar as atividades realizadas cotidianamente. Isso ajuda a reduzir os gastos com folha de pagamento, mas também mitigar erros e garantir eficiência à operação.
Nunca foi tão importante oferecer experiências inovadoras aos clientes como é hoje. Com a informação na ponta dos dedos e sendo assediados por um número de habitantes de marcas, os consumidores na atualidade valorizam muito como se relacionam com os produtos e serviços de um fornecedor.
Os empreendimentos varejistas que assumir o controle de sua transformação digital tem mais meios de oferecer excelentes experiências a seus clientes isso porque conseguem captar, processar e analisar dados de comportamento e interações sem precisar gastar muito dinheiro com pesquisas de mercado.
Com mais tecnologia e serviços de última geração, os empreendimentos do varejo conseguem inovar mais. Eles criam em seus times o hábito de pensar e agir disruptivamente em todas as atividades operacionais e estratégicas.
E ao inovar mais, uma das consequências benéficas é que a marca passa ser vista no mercado (por clientes, fornecedores e parceiros de negócio) como inovadora, diferenciada. Nós sabemos, atualmente o valor de uma marca não é medido unicamente pelos produtos e serviços que entrega ao mercado, mas também pela imagem e pela experiência que transmite.
Olha ao redor, os varejistas de maior sucesso hoje são aqueles cujos modelos de negócios estão em transformação digital.
São aqueles que integram estratégias de vendas em lojas físicas e virtuais, investem no marketing digital, fazem da captação e da análise de dados uma estratégia diferenciada frente aos concorrentes.
Agora que nós já entendemos a transformação digital e que vantagens ela pode trazer para os varejistas, confira, a seguir, uma lista de perspectivas nas quais você deve prestar atenção.
Como você viu, investir em Transformação Digital não é apenas um diferencial competitivo. É uma questão de sobrevivência no novo mercado. daqui para frente, os varejistas que não assumirem sua transformação digital entenderam a sentir muitas dificuldades de sobreviver.
Você conseguiu entender por que é importante que o varejo invista na Transformação Digital?
Aqui na IN360, nós estamos atentos a este movimento, e temos ajudado muitos de nossos clientes a se transformarem digitalmente com serviços e soluções de última geração. Esse é uma das transversais que trabalhamos em nossa especialidade de Inteligência de Mercado, por exemplo.
Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo também a colocar o seu negócio nos trilhos do futuro!