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Tendências que mudarão o futuro do varejo
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Desenvolvendo um relacionamento duradouro com o seu cliente
4 de julho de 2019
Publicado por admin em 27 de junho de 2019
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Transformação digital é alvo de investimentos no varejo

Entenda o que é a Transformação Digital e por que ela é fundamental na atualidade

A Transformação Digital é o contínuo processo de desenvolvimento e aplicação de tecnologias disruptivas nos mais variados objetivos. Ela está alicerçada em fenômenos tecnológicos como computação em nuvem, big data, internet das coisas, mobilidade, inteligência artificial, entre outros.

O varejo é um dos segmentos em processo de transformação digital mais evidentes. E isso não é por acaso. A concorrência acirrada e os consumidores cada vez mais exigentes fazem deste mercado um dos que mais precisam inovar na atualidade.

Neste artigo, você vai entender o que é Transformação Digital e por que é tão importante para os empreendimentos varejistas investirem nela.

Confira!

O que é transformação digital e por que ela é importante para o varejo

A Transformação Digital é um conceito complexo. Ela envolve a inovação tecnológica mas, principalmente, modificações na forma como as empresas lidam com ferramentas e serviços cada vez mais sofisticados. Ou seja, como fazem aplicação dos recursos digitais em seus negócios.

De acordo com a Gartner, uma das mais importantes empresas de pesquisa em TI  do mundo, uma empresa em transformação digital é aquela cujos esforços de implementação de tecnologias digitais são conscientes e estratégicos. Em outras palavras: é aquela que investe em digitais e têm propósitos bem definidos; sempre com um olho na inovação.

Ao assumir o controle da sua Transformação Digital, as organizações conseguem inovar em seus modelos de negócios, processos, relacionamentos com o mercado e muito mais!

Também é correto afirmar que a Transformação Digital é uma nova cultura de gestão, que, em última instância, modifica constantemente o posicionamento mercadológico dos empreendimentos. A Transformação Digital não acaba nunca. Ela só se intensifica.

Ao implementar ferramentas e serviços tecnológicos dentro do campo digital, os varejistas de todos os portes ganham em competitividade, eficiência e inteligência de negócios.

Por exemplo,  ao inserir coletores de dados nos PDVs, os lojistas conseguem entregar ao consumidor mais conveniência na hora de consultar valores ou detalhes sobre um produto. Isso parece pouco, mas a tecnologia embutida neste equipamento é bem mais complexa do que se pode ver. E a satisfação do cliente, que ganha comodidade, tempo e mais poder de decisão na compra, é um resultado imediato.

Obviamente, quanto mais consciente for a estratégia de Transformação Digital, melhores serão os resultados obtidos no varejo.

Benefícios da transformação digital no varejo

Para entender ainda melhor a importância de assumir a Transformação Digital nos empreendimentos varejistas, confira a seguir quais são as principais vantagens dessa estratégia.

A Transformação Digital torna os processos de negócios mais produtivos e mais baratos

As organizações que se transformam digitalmente de maneira estratégica adota sistemas e equipamentos integrados — especialmente aqueles armazenados na nuvem —, conseguem automatizar e tornar mais ágeis os seus processos  operacionais.

Ao adotar aplicativos móveis e soluções de Inteligência Artificial, seja na loja ou no armazém, um comerciante pode acelerar as atividades realizadas cotidianamente. Isso ajuda a reduzir os gastos com folha de pagamento, mas também  mitigar erros e garantir eficiência à operação.

Ajuda a melhorar a experiência do consumidor

Nunca foi tão importante oferecer experiências inovadoras aos clientes como é hoje. Com a informação na ponta dos dedos e sendo assediados por um número de habitantes de marcas, os consumidores na atualidade valorizam muito como se relacionam com os produtos e serviços de um fornecedor.

Os empreendimentos varejistas que assumir o controle de sua transformação digital tem mais meios de oferecer excelentes experiências a seus clientes isso porque conseguem captar, processar e analisar dados de comportamento e interações  sem precisar gastar muito dinheiro com pesquisas de mercado.

Potencializa a Inovação e favorece a reputação da marca

Com mais tecnologia e serviços de última geração, os empreendimentos do varejo conseguem inovar mais. Eles criam em seus times o hábito de pensar e agir disruptivamente em todas as atividades operacionais e estratégicas.

E ao inovar mais, uma das consequências benéficas é que a marca passa ser vista no mercado (por clientes, fornecedores e parceiros de negócio)  como inovadora, diferenciada. Nós sabemos, atualmente o valor de uma marca não é medido unicamente pelos produtos e serviços que entrega ao mercado, mas também pela imagem e pela experiência que transmite.

Aumenta o faturamento e a lucratividade dos empreendimentos

Olha ao redor, os varejistas de maior sucesso hoje são aqueles cujos modelos de negócios estão em transformação digital.

São aqueles que integram estratégias de vendas em lojas físicas e virtuais, investem no marketing digital, fazem da captação e da análise de dados uma estratégia diferenciada frente aos concorrentes.

Principais tendências em Transformação Digital para o varejo

Agora que nós já entendemos a transformação digital e que vantagens ela pode trazer para os varejistas, confira, a seguir, uma lista de perspectivas nas quais você deve prestar atenção.

  • Digital potencializando o omnichannel: diversos canais digitais vão facilitar as táticas de omnichannel; clientes vão exigir, cada vez mais, pluralidade de meios para comprar e se relacionar com seus fornecedores, com especial destaque para e e-commerce, redes sociais e aplicativos móveis;
  • Computação Cognitiva: inteligência artificial, chatbots e assistência ao cliente assistida por robô, soluções de comando de voz. Essas são algumas das técnicas e já estão sendo empregadas no varejo para potencializar resultados. Todas elas estão sob o guarda-chuva da Computação cognitiva — modelos computadorizados que simulam processos de cognição humana para encontrar soluções em situações complexas em que as respostas podem ser ambíguas e incertas;
  • Pagamentos Inteligentes: soluções baseadas em internet das coisas para realização de  transações financeiras já são usados nos comércios mais modernos do mundo. em pouquíssimo tempo praticamente todos os empreendimentos varejistas deverão adotá-las para recebimentos/pagamentos mais seguros e eficientes;
  • Beacons para marketing de proximidade: beacons são pequenos equipamentos que enviam sinais a uma curta distância, geralmente com poucos metros. Os dispositivos dentro desse intervalo podem captar o sinal transmitido pelo beacon e isso permite segmentar usuários próximos e enviar mensagens personalizadas. Em pouco tempo, os beacons serão usados para tornar as ações de marketing mais próximas dos consumidores que se quer atingir.

Como você viu, investir em Transformação Digital não é apenas um diferencial competitivo. É uma questão de sobrevivência no novo mercado. daqui para frente, os varejistas que não assumirem sua transformação digital entenderam a sentir muitas dificuldades de sobreviver.

Você conseguiu entender por que é importante que o varejo invista na Transformação Digital?

Aqui na IN360, nós estamos atentos a este movimento, e temos ajudado muitos de nossos clientes a se transformarem digitalmente com serviços e soluções de última geração. Esse é uma das transversais que trabalhamos em nossa especialidade de Inteligência de Mercado, por exemplo.

Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo também a colocar o seu negócio nos trilhos do futuro!

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