As empresas não podem mais se contentar com melhorias pontuais. Na economia global em rápida evolução em que vivemos, a transformação organizacional é necessária. Para manter o alto desempenho, as organizações hoje precisam desenvolver a capacidade de aprender e continuar mudando ao longo do tempo.
O caminho para a transformação, no entanto, pode não ser tão simples. Para acompanhar as mudanças nos cenários globais, as empresas precisam mudar sua estrutura para dar suporte à agilidade. Mas como chegar lá?
Abaixo, separamos os passos que os grandes líderes em todo mundo estão tomando para iniciar a jornada à transformação digital:
A transformação começa com a redefinição do processo de negócios existente. Podem ser operações inteiras ou algo muito minúsculo, como otimizar o mecanismo de feedback do cliente.
Sendo o CEO, pode ser difícil alterar um processo que vem funcionando bem há anos. Esse é o problema fundamental da transformação, que exige que você assuma riscos calculados. Você precisará analisar os mercados e os dados internos da empresa para descobrir os processos com escopo de otimização.
A transformação requer um entendimento profundo dos clientes de uma empresa e das tendências mais amplas do setor. A aquisição desse entendimento pode assumir várias formas, desde uma análise etnográfica a pesquisas e entrevistas.
Esse pode ser um processo contínuo, pois as organizações usam suas descobertas para apresentar e testar alterações e depois refiná-las com base no feedback do cliente.
Provavelmente existem funcionários da sua empresa que já iniciaram iniciativas de pequena escala. Você provavelmente também possui ativos valiosos que não gerencia nem mede ativamente. Faça um inventário de tudo, ajuste com sua futura estratégia e realoque recursos de projetos incertos a estrategicamente importantes.
Este é um dos elementos mais importantes de uma estratégia digital: transparência. Todos os envolvidos precisam entender as razões por trás de um projeto tão grande. Pense que você estará pedindo às pessoas que mudem, se elas não entenderem o porquê, isso não vai acontecer.
Os que estão no topo precisam reservar um tempo para garantir que a ideia seja comprada por todos — dos diretores aos estagiários — ou arriscar prejudicar a cultura da empresa e o sucesso a longo prazo do projeto.
Conseguir uma transformação sustentável também requer mudanças no nível individual. Incentive seus funcionários a passar por um processo de três etapas: definindo suas aspirações, desenvolvendo uma compreensão de si mesmos e compartilhando sua transformação com sua equipe. Essa etapa final cria responsabilidade, bem como um entendimento coletivo de que todos os membros da equipe estão trabalhando pela mudança.
Não importa a urgência de uma transformação em liderança de mercado para sua empresa, a implementação de mudanças em uma organização pode levar muito tempo.
No entanto, não haverá uma transformação bem-sucedida se as partes móveis da organização não estiverem alinhadas para apoiá-la. É por isso que o planejamento de mudanças organizacionais não pode acontecer DEPOIS de você decidir pela necessidade de transformar a empresa — ele precisa fazer parte do desenvolvimento da estratégia e do plano.
A jornada para a transformação pode não ser fácil. É preciso coragem, perseverança, gerenciamento de mudanças e o total comprometimento da equipe executiva e dos funcionários. Contudo, planejar um futuro que inclua inovação e melhorias contínuas nunca foi tão importante.
Gostou das dicas de como transformar sua organização? Compartilhe conosco o que sua empresa tem feito na caminhada para a transformação!