As formas do shopper consumir mudam constantemente. E um grande exemplo de como isto funciona foi a mudança ocorrida devido à pandemia de Covid-19, durante a qual os consumidores tiveram que se adaptar a uma nova rotina de vida, que se refletiu em como fazem suas compras.
Com isso, as estratégias das empresas varejistas sofreram grandes transformações. E, nesse contexto, as empresas que possuíam uma boa gestão de varejo conseguiram ter uma vantagem competitiva importante, neste momento de maior dificuldade.
Afinal, com um bom planejamento é possível se preparar melhor, analisando o comportamento dos consumidores, o posicionamento da empresa no mercado e a partir daí se adaptar às novas tendências de forma mais rápida e pacífica.
Dentre as muitas vantagens que uma gestão de qualidade trás, identificar problemas com antecedência e agir para evitar problemas nas vendas, reduzir os custos operacionais e melhorar a rentabilidade são possivelmente os aspectos mais importantes. Outros benefícios relevantes que se pode ter são os listados a seguir.
Identificar a situação atual da companhia, com o uso fidedigno da metodologia SOAR, é essencial para o planejamento de varejo e lista os pontos fortes e fracos da empresa.
Com isso, é possível analisar e relacionar os processos internos com os pontos de melhoria e criar um plano de ação, visando aumentar a efetividade geral.
Além dos processos internos, a gestão eficiente analisa os fatores externos, uma vez que podem impactar as ações internas. Isso engloba o mercado como um todo: consumidores, fornecedores, o Estado e os concorrentes.
Assim, o planejamento possibilita desenvolver uma ação para cada item listado, preparando todo o time para uma eventual mudança no ramo.
A gestão de varejo direciona os líderes a focar e executar ações que levem ao cumprimento de metas. Ou seja, com uma boa gestão, as práticas adotadas são visando o resultado desejado.
Um planejamento de varejo necessita de atenção, pois um plano mal elaborado pode trazer consequências graves para o negócio, principalmente em um cenário competitivo como vivemos.
Por isso, a gestão de varejo deve focar em alguns tópicos essenciais no planejamento. Conheça-os abaixo.
A liderança deve traçar metas claras e atingíveis para a equipe. Se for fácil ou difícil demais, a meta se torna desmotivacional.
Para tal, a melhor forma de estipular metas em uma empresa é utilizando da metodologia SMART, deixando claro que a meta é específica, mensurável, atingível, relevante e com tempo para ser alcançada.
Isso deixa claro o que deve ser feito para alcançar os objetivos, deixando o time seguro, influenciando diretamente no resultado da empresa.
Informações estratégicas fornecidas por um monitoramento competente do dia a dia da empresa revelam o comportamento do público-alvo nos pontos de venda, o que é essencial para se ter uma exposição, comunicação e atendimento eficaz. Esse tipo de informação também é crucial se ter antes de um novo posicionamento da marca no mercado como, por exemplo, analisar como será a recepção do público a uma nova abordagem ou um novo lançamento.
Projetar as receitas e despesas da empresa é outro fator imprescindível para uma boa gestão. Para uma boa projeção é importante que o planejamento:
Com esses dados, a preparação para os períodos de alta e baixa fica simplificada, definindo estratégias que possam mitigar possíveis problemas que venham a acontecer e potencializar as vendas em momentos de baixa sazonalidade. Além disso, essas projeções são essenciais para manter o estoque correto para cada momento do ano.
Ficou mais claro qual a importância de um bom planejamento de varejo? Como evidenciamos, ele demanda esforço, dedicação e investimento de recursos. Para ajudar nisto, tenha o apoio de uma empresa especialista no assunto.
A In360 está aqui para isso. Nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Saiba mais sobre nós.