logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2logo_in360_home2
  • Home
  • Artigos
  • Podcasts
  • Webinars
✕
LGPD no varejo: as influências na experiência do consumidor
3 de abril de 2020
As principais razões para indústria e varejo colocarem o cliente no centro e atuarem conjuntamente
23 de abril de 2020
Publicado por admin em 9 de abril de 2020
Categorias
  • Artigos
Tags
  • blog
  • comercial

Varejo supermercadista e centrais de negócios: compre melhor

Entenda o que são e como funcionam as centrais de negócios que facilitam a compra e ajudam a reduzir custos.

A gestão de compras do varejo supermercadista precisa estar afinada com as melhores práticas, só assim pode garantir acesso aos melhores produtos e aos menores preços, entre outras vantagens. É aí que as centrais de negócios entram em jogo — elas são algo que os empresários do ramo precisam conhecer mais a fundo.

Neste artigo vamos explorar as centrais de negócios, você vai entender um pouco mais sobre isso e ver quais são os benefícios que pode obter ao participar desta modalidade de negócio.

Os desafios da gestão de compras no varejo supermercadista

O grande objetivo da operação de compras é manter o abastecimento adequado de mercadorias pelo melhor preço possível. Em conjunto com outras áreas do negócio, a gestão de compras também se ocupa de garantir que vai receber o que comprou dentro do prazo acordado, para garantir que não se tenha rupturas na na loja física ou online.

Em um supermercado, onde o giro de mercadorias é rápido, há uma certa complexidade na operação de compras. O fluxo de atividades diárias de compradores, assistentes, entre outros profissionais, tende a ser grande.

Ao mesmo tempo, há sempre a pressão para que sejam realizadas as melhores negociações, visando obter o menor preço possível para que o negócio garanta sua margem de lucro e se mantenha competitivo.

O problema é que, na maioria dos casos, consegue melhor preço, melhor prazo e melhores condições, os supermercadistas que compram um maior volume. Isso é uma regra totalmente normalizada no mercado, que o senso comum costuma chamar de “poder de barganha” — eu compro mais, então quero comprar melhor.

As centrais de negócios ajudando o varejo supermercadista a comprar melhor

A ideia de comprar em grandes quantidades e, com isso, conseguir uma redução de preço nos produtos, fez com que surgissem as centrais de compras, que, em uma apresentação preliminar, são ajuntamentos de diferentes compradores para elevar o poder de compra e obter vantagens comerciais junto aos fornecedores.

Indo mais a fundo, podemos  comparar uma central de compras com uma cooperativa onde várias empresas se reúnem para melhorar as suas condições de negociação no mercado.

Mas atenção: não se trata apenas de conseguir um preço menor por comprar um volume maior. Os custos também são reduzidos quando os fornecedores percebem que podem organizar sua logística para entregar um determinado volume de mercadoria em uma sequência coordenada de clientes.  O ideal, na realidade, é que a central de negócios tenha um Centro de Distribuição – CD.

Por exemplo, dois supermercadistas podem fechar um caminhão com um determinado item; isso garante ao fornecedor que vai fazer um único carregamento e pagar um único frete para fazer duas entregas em uma determinada região. Ele, por sua vez, vai conseguir um custo menor junto à transportadora, o que o permite vender por um preço menor.

Empresas que fazem uso dessa tática, geralmente participam de mais de uma central de negócios. Assim, se aliam a diferentes pares do mercado para melhorar os negócios que realizam com seus provedores de produtos.

Principais benefícios que as centrais de negócios oferecem ao varejo supermercadista

Para finalizar, entremos mais detalhadamente nas vantagens que os supermercadistas podem obter ao participarem de centrais de compras.

  • acesso a um mix maior de produtos: uma negociação melhor de preços e prazos, a partir da associação com outros compradores, torna possível adquirir produtos que trariam margem menor de lucro se adquiridos em negociações individuais.
  • maior garantia de entregas: o fornecedor não vai arriscar perder clientes que fazem grandes negociações; logo, se compromete a entregar corretamente — e nos prazos certos — o que vendeu.
  • aumento das margens de lucro: com custo menor de compra, a fatia de lucro dos produtos vendidos também aumenta.
  • mais segurança na satisfação dos clientes: tudo o que foi dito até aqui permite que o supermercadista ofereça produtos melhores e com preços menores aos seus clientes; também dá mais garantia de que nunca vai faltar nenhuma mercadoria importante do mix nas gôndolas.
  • aumento da competitividade: a junção de todas as vantagens que citamos eleva a competitividade do supermercadista, que já não precisa se preocupar com a concorrência desproporcional dos grandes players.
  • outro aspecto relevante é se diferenciar nas negociações com os fornecedores  por meio de identificação dos interesses de lado a lado e construir um modelo mais cooperativo para apoiar o crescimento mútuo, numa perspectiva de longo prazo. Essa é uma tendência nas negociações, baseada em um modelo de negociação desenvolvido pela Harvard Business School.

Além das negociações, uma central de negócios permite a troca de conhecimento com seus pares, o que permite conhecer as melhores práticas e implementá-las no negócio, melhorando a eficiência operacional.

Como você viu, as centrais de negócios são fundamentais para o varejo supermercadista. Aqui na in360, costumamos incluir a perspectiva de comprar por meio de centrais de negócios como uma tática de inteligência de varejo, pois as vantagens são muitas. Nós acreditamos que os empreendimentos varejistas devem elevar sua participação nessas associações para potencializar seus resultados.

E você, já participa de uma central de negócio? O que achou da reflexão que trouxemos aqui? Deixe seu comentário!

Compartilhar
0
admin
admin

Artigos Relacionados

2 de março de 2024

A nova “CHAVE” do profissional de compras do varejo


Leia mais
14 de outubro de 2023

A intuição e as palavras devem ser alimentadas por dados


Leia mais
20 de março de 2023

Reinventando o Marketing no Varejo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 18 =

Siga-nos em nossas redes sociais
Copyright © 2023. Inteligência 360