Todos os anos, milhares de novos produtos são introduzidos no mercado. São novidades das mais variadas formas: novas marcas, novas categorias, novos tamanhos, novos formatos. Cabe ao varejo conhecer, filtrar, selecionar e lançar os novos produtos ao mercado consumidor.
Encontrar um produto único e com potencial antes dos concorrentes pode trazer resultados significativos. Por isso, departamentos comerciais acabam investindo um tempo importante em reuniões com novos fornecedores e com comitês para aprovação de novos produtos. Por sorte, esse trabalho acaba sendo relativamente fácil para o varejo, já que centenas de amostras de novos produtos são recebidas todos os meses. Resta ao comprador provar as amostras e aprovar ou não os novos produtos.
Apesar de parecer funcionar para vários varejistas, existe um risco nesse processo que não pode ser ignorado: ao limitar a seleção de novos produtos apenas às amostras recebidas todos os meses, o varejista se torna reativo no processo de decisão de sortimento. E, dentro desse contexto, muitas vezes, categorias que realmente precisavam de atenção acabam sendo negligenciadas.
Esse processo resulta em situações como, por exemplo, uma quinta marca de barrinha de cereal sendo aprovada, enquanto a categoria de massas veganas, que está em crescimento, continua com apenas 2 marcas.
Para evitar cair na armadilha desse processo da aprovação de novos produtos, considere iniciar os comitês de aprovação de novos produtos com uma simples questão: quais categorias precisam ser priorizadas para lançamentos? Se houver amostras dessas categorias, ótimo; se não, faça uma busca ativa por novidades.
Não deixe que o fluxo de amostras constantes tire o foco do que o seu consumidor realmente precisa e atrapalhe a sua estratégia de sortimento. Um processo equilibrado entre receber e buscar novos fornecedores é fundamental para um sortimento diferenciado e rentável.
Leila Okumura
Leila Okumura é co-fundadora da Local.e – www.locale.com.br
A Local.e promove o Consumo Local, conectando marcas locais e varejistas e promovendo uma nova dinâmica no mercado varejista brasileiro.