Ser fluente em dados é ter a capacidade de acessar, manipular e usar informações para resolver problemas do mundo real, a partir dos questionamentos cotidianos. Esta é uma característica cada vez mais valorizada, ainda mais neste oceano de dados em que vivemos atualmente, onde detectar e usar o que é relevante é fundamental para se obter as visualizações de dados que ajudam a traduzir as informações em insights que o gestor de uma empresa pode usar para tomar decisões. E com base nessas informações e insights é possível aos executivos praticar uma gestão baseada em dados.
Só através de dados atualizados é possível acompanhar tendências e adaptá-las ao dia a dia do negócio. Sem informações certas, é inviável implementar qualquer iniciativa alinhada às transformações ocorridas no setor ao longo dos últimos tempos. Informações fornecem a inteligência necessária para melhorar a gestão e os processos. Porém, não adianta acessar um número grande de informações e não saber usá-las, na prática. Para isso existem profissionais que podem transformar todos esses insights em ações reais, que serão aplicadas pelas companhias, que assim conseguem obter resultados mais concretos.
Mas para conquistar a fluência em dados é necessário reunir algumas habilidades. Entre elas está a capacidade de identificar o contexto onde os dados são produzidos e reutilizados – o ciclo de vida do dado – ou ainda reconhecer valor nas fontes, tipos e formatos dos dados, ou mesmo determinar quando os dados são necessários. Isto em geral demanda uma abordagem crítica, curiosa e analítica, que deve fazer parte das características do profissional de varejo.
Também é necessário buscar e manter o acesso às fontes de dados apropriadas para obter as informações que a organização precisa, criticando inconsistências e validando de forma cruzada os dados. É preciso ter habilidade em determinar e usar métodos de pesquisa adequados para fazer suas análises e responder a problemas de negócio, muitas vezes tratando os dados a partir de conceitos estatísticos.
Ser fluente em dados também significa ter conhecimento para saber selecionar e sintetizar dados para combiná-los e apresentar informação de forma que possa ser compreendida pela equipe em tabelas, gráficos, etc. Só assim o time vai poder obter resultados a partir do uso dos dados no suporte à tomada de decisão e resolução de problemas, além de planejar, organizar e controlar os processos empresariais de forma adequada.
Embora ter um completo domínio do uso de dados seja uma habilidade vital nas grandes companhias na atualidade, a maioria do mercado está ficando para trás nesta estratégia. E no varejo essa realidade também acontece. Hoje as empresas varejistas já sabem que precisam de profissionais com essas habilidades, mas não sabem bem onde encontrá-los, ou mesmo como treiná-los dentro da própria empresa. O ideal é que os profissionais escolhidos pela direção para essa finalidade agarrem com paixão essa missão, e para isso é importante buscar quem tem a vocação para isto.
Aprender a linguagem dos dados é como aprender qualquer idioma, e começa com a compreensão dos termos básicos e a descrição dos principais conceitos. Existem três áreas-chave do vocabulário nesse processo, que são: o gerenciamento de dados; a análise de dados; e aplicação dos dados no contexto do negócio. O indicado é que os profissionais sejam preparados por meio de treinamentos, exposição a práticas recomendadas, acesso e uso de ferramentas de tecnologia, e eventualmente, que sejam certificados.
Saber coletar e interpretar dados no varejo e cenário econômico atual, é fundamental para que os gestores possam tomar decisões cada vez mais rápidas e “menos “engessadas”. Parte dessas informações se encontram dentro das próprias empresas, e parte é conseguida com recursos externos. Mas o fato é que trabalhar com dados eficientes e precisos, fortalece o varejo e contribui diretamente para um caminho rentável, em qualquer cenário. A inteligência obtida a partir das ideias ou decisões geradas pelo trabalho com estas informações pode abrir novas oportunidades para a empresa. Só a partir da fluência em dados e da preparação para se trabalhar informações será possível obter a inteligência de varejo necessária para implementar ações e decisões assertivas, em um cenário de transformações e incertezas.
Aqui na in360 nossa missão é transformar dados em informação acionável, permitindo a um time multidisciplinar avaliar, decidir, planejar, implementar e monitorar ações que alavanquem resultados em toda a cadeia de valor. Entre em contato e descubra mais!